sábado, 8 de janeiro de 2011

Angola reafirma apoio a dar à Guiné-Bissau

Angola reafirmou hoje sua disposição de ajudar a Guiné-Bissau no processo de reforma do sistema de defesa e segurança, bem como no apoio à recupetação económica.

O secretário de Estado angolano para as Relações Exteriores, Manuel Augusto, que preside a uma delegação que visita Bissau, assegurou que se implementa o programa de cooperação técnico militar entre ambas nações, estabelecido mediante um acordo.

O convénio, rubricado em Setembro último, inclui o envio de uma missão das Forças Armadas Angolanas e da Polícia para avaliar as necessidades do referido plano de reforma do sector de segurança.

A Comissão Permanente do Conselho de Ministros de Angola aprovou em Novembro passado, por outra parte, um programa de assistência à Guiné-Bissau.

De acordo com este órgão, o plano permite dar cobertura ao défice orçamental guineense para o financiamento da actividade empresarial local, destinado à revitalização económica.

A comitiva angolana será recebida pelo presidente do país, Malam Bacai Sanhá, pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e outras autoridades, antes de amanhã concluir a sua visita.

A Guiné-Bissau tem sofrido sublevações de comandos militares, que provocaram a morte de civis e têm mantido o país em permanente tensão político-militar.

No dia 1 de Abril do ano passado ano avivaram-se as tensões depois de uma sublevação de oficiais das forças armadas, que teve como saldo a detenção de numerosas pessoas.

Ainda estão por esclarecer os assassinatos do presidente João Bernardo «Nino» Vieira e do chefe do exército Batista Tagmé Na Wai, factos ocorridos, respectivamente, em Março e Junho do ano 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário