quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Europa financia cidades da Praia e de Bissau

A União Europeia (UE) vai disponibilizar 1,35 milhões de euros para melhorar condições sanitárias nas cidades da Praia e Bissau, nos termos de um protocolo assinado hoje na Cidade da Praia.

O protocolo, assinado pelos presidentes das Câmaras Municipais de Praia e Bissau e da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), prevê um financiamento de 760 mil euros para a capital de Cabo Verde, que segundo o presidente da câmara, Ulisses Correia e Silva, serão aplicados em projectos como a canalização de água domiciliária e esgotos que vão abranger 13 bairros.

"É um projecto que vai ao encontro das necessidades da Cidade da Praia, contribuindo para melhorar não só o nível sanitário, bem como a saúde pública e a qualidade de vida dos munícipes, mas também dotá-la de melhor condições de atractividade", disse Ulisses Correia e Silva.

O presidente da Câmara de Bissau, Armando António Napoco, explicou que o saneamento constitui um dos principais constrangimentos da cidade pelo que este financiamento irá servir para garantir a melhoria das condições de vida dos munícipes.

De acordo com o autarca guineense, o financiamento irá reforçar as capacidades dos serviços de saneamento municipal, na prestação eficaz da limpeza pública, gestão e tratamento dos resíduos sólidos.

Miguel Anacoreta Correia, secretário-geral da UCLLA, enalteceu a "importância política" do projecto, que reforça as capacidades das autoridades locais na melhoria das condições sanitárias nas suas cidades.

"É um exemplo concreto de cooperação sul/sul e isto para nós é uma questão extremamente importante no futuro da cooperação", afirmou.

Anacoreta Correia destacou ainda que esta cooperação corresponde à vontade da UCCLA de mudar não só as suas práticas como também as relações entre as cidades próximas umas das outras.

As duas câmaras municipais deverão comparticipar o financiamento, com aproximadamente 6,5% do custo total dos projectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário