sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Guiné-Bissau quer aumentar número de contribuintes

O secretário de Estado do Tesouro da Guiné-Bissau, José Carlos Casimiro, disse que é preciso aumentar o número de pessoas que pagam impostos no país e combater a economia informal.

"A nível interno a nossa pressão fiscal é extremamente baixa e é preciso de facto que aumentemos a nossa pressão fiscal", disse.

Nos países da União Económica Monetária da África Ocidental (UEMOA), a Guiné-Bissau é o que tem a mais baixa pressão fiscal, que representa 7% do PIB, contra 14% da média da sub-região.

"Há um esforço importante a fazer e que implica efectivamente um alargamento da base tributária e levar mais pessoas a pagarem o imposto", salientou José Carlos Casimiro.

Esse esforço "também passa pelo combate ao sector informal e levar as pessoas a verem a importância de estarem no sector formal", segundo o secretário de Estado.

O aumento da pressão fiscal na Guiné-Bissau é considerado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) como um dos desafios a concretizar pelas autoridades guineenses após o anúncio de um alívio da dívida em mais de mil milhões de dólares.

O secretário de Estado falava no final de um seminário dedicado ao tema "Desafios que se colocam ao país após o Ponto de Conclusão".

Sem comentários:

Enviar um comentário