quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Manifestação contra o Governo angolano, dia 7 de Março, está a ser marcada por SMS e "e-mail"

O MPLA, prtido do poder desde 1975, tenta desvalorizar a manifestação agendada para dia 7 de Marlo, mas já terá deixado ameaças para quem quiser participar.

Os “ventos de mudança” podem estar a chegar também a Angola. Já há uma manifestação marcada para 7 de Março.

Nos últimos dias têm circulado "e-mails" e SMS que convocam a população para se reunir no largo da Independência em protesto contra o regime de José Eduardo dos Santos.

Não é conhecida a origem do "e-mail" e do SMS. Apesar do aparente anonimato da missiva, o MPLA, partido que sustenta o Governo, já tomou uma posição, segundo refere à Renascença Filomeno Vieira Lopes, secretário-geral do Bloco Democrático de Angola.

“[A informação que corre] já foi causa de reacções da parte do próprio partido no poder, que convocou os seus militantes, por um lado, a não aderirem a qualquer tipo de manifestação. Por outro lado, [o MPLA] ameaçou que quem se manifestar vai ter de enfrentar medidas muito sérias", conta Filomeno Vieira Lopes.

Este responsável refere "que o Governo está com receios" e dá um exemplo. “Há duas semanas, em Cabinda, houve uma tentativa real de manifestação por parte da juventude de com base em duas situações: saudar o referendo no Sudão e saudar as revoluções que estamos a assistir em África. A cidade acordou completamente militarizada", afirma Filomeno Vieira Lopes.

O secretário-geral do Bloco Democrático de Angola considera que há motivos para preocupação, porque a população anda descontente. Os protestos devem ser acompanhados de tampas e vuvuzelas, para que haja muito barulho.

13 comentários:

  1. contem comigo,mano estes filho da puta devem abondanar este paiz,paulo

    ResponderEliminar
  2. o povo angolano e cobarde duvido de alguma coisa

    ResponderEliminar
  3. ms vces acham que com essa manifestaçao vai adiantar alguma coisa,vao fzer manifestaçao de kntos dias,cm quantos manifestantes,e vces ja param para pensar se o Jose Eduardo sai do poder,km sera no novo presidente,Samacuva nem pode de maneira alguma.

    ResponderEliminar
  4. Quando em 61 o povo fez ouvir a sua voz, foi um Deus nos acuda, Cruz, Credo, para Angola depressa e em força, disse-se. Hoje, os mesmos, já a salvo, com os rabos gordos espalmados num sofá na Europa, movidos pelo vil caudal da vingança ressaibiada, regozijam-se na expectativa de que alguém, por eles, venha para a rua gritar e espernear, contra um governo que, segundo eles mesmos enquanto observadores, foi livre e justamente, eleito por uma maioria esmagadora.
    Lutem vocês contra o meu inimigo, pedem-nos. A triste vergonha do general que a salvo grita "à Carga..."
    Os Paulos, Orlandos, Zés e os Anibais deste mundo, que em bom tempo se puseram ao fresco, quando coerentemente deveriam ter ficado aqui a lutar pelo saudoso país que tanto amam, e pelos direitos, por eles mesmos negados durante 500 anos ao mesmo povo, com quem hoje fingem se preocupar, deviam perceber de uma vez por todas que a angola por onde nasceram, passaram ou fugazmente ouviram falar, não existe mais. Existe um país e um povo que mal ou bem escolheu um caminho e que de uma ou de outra forma vê o seu país a erguer-se de uma guerra na qual viveu não 27 nem 30 anos como foi aqui habilmente dito, que hábil e cómodo é não fazermos referencia à nossa quota parte de responsabilidade nesta história, mas que, quer gostem quer não, a guerra em angola começou, faz em 2011, 50 anos.
    Precisamos de todas as mãos amigas que nos queiram ajudar a trilhar o rumo que escolhemos não de mãos "amigas" que teimem em nos empurrar para o caminho que não tiveram, elas mesmas, coragem de trilhar.
    Agora, meus amigos, é tarde... Inês é morta.
    E como tão bem escreveu José Régio, um dos que me faz sentir orgulho das costelas portuguesas que carrego:

    "(...)
    Vem por aqui" --- dizem-me alguns com olhos doces,
    Estendendo-me os braços, e seguros
    De que seria bom se eu os ouvisse
    Quando me dizem: "vem por aqui"!
    Eu olho-os com olhos lassos,
    (Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
    (...)
    Como, pois, sereis vós
    Que me dareis machados, ferramentas, e coragem
    Para eu derrubar os meus obstáculos?...
    Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
    (...)
    Não sei por onde vou,
    Não sei para onde vou,
    Sei que não vou por aí."

    O que precisamos é de reflexões sérias e honestas. O que urge são análises alicerçadas na nossa realidade profunda onde se misturem em harmonia a nossa verdade e a nossas necessidades, não nos queiram impingir modelos gastos e falidos que em nada vos serviram ou aumentaram. Envergonhem-se vós, cultos e ensinados, instruidos democratas que assistem impávidos ao agonizante descer às catacumbas da insolvência, o vosso próprio país e que nem ao Sócrates dizem - Basta - tenham, portanto, tento na língua e vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  5. Aos comentaristas:

    Se calhar sabe bem atirar a pedra e esconder a pata. Ser anónimo é isso mesmo. Mas, por cá, quem assina tem nome e chipala...

    Orlando Castro

    ResponderEliminar
  6. Povo Angolano de que estais faminto???
    PF Por Amor A Tudo Que Têm de mais Sagrado Nas Vossas Vidas Não Adiram A Esta Estupidez...
    Sejais Sensatos. Maltratados, SubJugados Estamos nós? Queiram isto Perguntar Aos Vossos Ancestrais.. De Certo Que Eles Estão a Espera de Voces com Chicote Para Os Repreender.

    Vamos todos juntos mostrar ao Mundo que somos filhos da mesma Nação e Unidos Estamos REPUDIANDO este tipo de INICIATIVAS

    ResponderEliminar
  7. ...Nós os angolanos que vivemos e sentimos os problemas na pele, não estamos preparados para isso... queremos sim melhoria nas nossas condições de vida, mas deste jeito as coisas só irão piorar...que as manifestações que stão a se passar no Norte de África sirvam de exemplo para os demais lideres africanos em particular para os angolanos...nós o povo angolano só pedimos transparência na governação... depois de todo de errado que já fizeram finalmente pensem primeiro no povo, segundo no povo e terceiro no povo!

    ResponderEliminar
  8. Eles vao nos tirar todos os recursos e vao matar kem se opor contra eles... eh uma boa iniciativa e corajosa mas pode acabar em desgraca maior

    ResponderEliminar
  9. eu sou um cidadao que apenas apoio a democracia e na verdade vos digo se o samakuva ou ngola cabangu for presidente isso o nosso pais vai estragar com o zedu esta melhor por isso fiquem em vossas casas e um bom aviso

    ResponderEliminar
  10. Viva a manifestação, eles já nos sugaram o sangue e ainda querem nos sugar o ouço, estãos mais preocupados em encher os seus bolsos e principalmente tornando os seus filhos milionários sem nada para o seu próprio povo.Que raio de governação é essa?...está na hora de ouvirem a voz do povo e darem atenção ao povo...(NGUNGA)

    ResponderEliminar
  11. acho que devia existir alguem para mudar mesmo essa merda

    ResponderEliminar
  12. A parte do Sedu ao proprios governantes, eles estao de caminhos abertos sem ninquem e povos falar, ou manifestar, roubo, traser sofrimento ao povo isto e q, mas sabem faser. este pais rico, com rios ai proximo, ainda temos q,ixa de luz e agua na capital de Luanda, salarios baixos, neo tem como nao tem como. nos para q,m se encontra na cidade enqualq,r parte do pais vive nas custas de q,m, trabalha para ele, sera q, conseq, refletir porq, estamos a pagar desta maneira, conseq,m, nao tambem estao ajudar a praga ele se nao sair, tem q, tomar uma atitude boa para o povo e criaças nao sofrer, espero q, tenhamos um bom empenho na manifestaçao. forças

    ResponderEliminar
  13. estamos cansado de sofrer mas ha uma coisa q é real a nossa policia é pouca profissional, so sabe apertar no gatilho e matar, se uma zungueira q so esta a vender na rua pra ganhar o seu pao eles matam e quem esta a manifestar com os seus chefes? os lideres africanos sao todos gatunos vai sair um gatuno vai entrar outro porrrra q se fode a politica, o politico é como um homem q vai conquistar uma mulher, pra conseguir faz promeças de casamento e muito mais depois de foder a mulher ja nao quer saber de nada.

    ResponderEliminar