sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Trinta e três observadores nas eleições de Cabo Verde

Trinta e três observadores internacionais, provenientes de 12 países, em delegações enviadas pela União Africana e EUA, vão acompanhar domingo a votação para as eleições legislativas de Cabo Verde, disse hoje à Lusa fonte da Comissão Nacional de Eleições.

Maria João de Novais, porta-voz da CNE, precisou que o maior grupo, 22, provém da União Africana (UA), enquanto dos EUA vieram 11.

Matias Bertine, coordenador da delegação da UA, que é dirigida por Roberto de Almeida, antigo presidente da Assembleia Nacional de Angola, disse à Lusa que os 22 observadores são originários de 11 países: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, República do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Burkina Faso, Chade, Ilhas Maurícias, Etiópia e república Árabe Sarauí Democrática.

"Os 22 observadores da UA vão ser distribuídos por cinco ilhas: Santiago, São Vicente, Santo Antão, Fogo e São Nicolau", disse Matias Bertine.

A delegação da UA tem agendada uma conferência de imprensa para segunda-feira de manhã, onde dará a sua avaliação da forma como decorreu o escrutínio.

Relativamente à delegação enviada pelos EUA Michael Ralles, terceiro secretário da embaixada deste país na Cidade da Praia, afirmou à Lusa que os 11 observadores norte-americanos acompanharão a votação em assembleias de voto nas ilhas de Santiago, São Vicente e Fogo.

As eleições legislativas de domingo em Cabo Verde serão as quintas desde a instauração do regime multipartidário, em 1990, e vão eleger 72 deputados.

São cinco as forças políticas concorrentes: Partido Africano da Independência de Cabo Verde (que elegeu 41 deputados em 2006), o Movimento para a Democracia (29), a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (dois), e os partidos do Trabalho e Solidariedade e Social Democrata.

Estes partidos observam hoje o último dia de campanha eleitoral, com o PAICV e o MpD a realizarem os comícios de encerramento na Cidade da Praia, nos mesmos locais onde iniciaram há 16 dias a caça ao voto, separados por cerca de 500 metros.

Sem comentários:

Enviar um comentário