quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cheias provocam centenas de mortos no Rio de Janeiro

O número de mortos na região serrana do Rio de Janeiro continua a subir e já chega a 356, segundo o canal de TV Globo News. Este número deve aumentar ainda mais, porque, de acordo com moradores das cidades serranas, ainda há famílias inteiras que estão soterradas.

O cenário é de devastação em Teresópolis e Nova Friburgo, as cidades mais atingidas.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, coronel Mori, as equipas de resgate estão a enfrentar uma "situação de guerra".

A lama tomou conta das cidades e, em muitos locais onde houve deslizamentos de terra, o acesso é difícil.

Há pontos em que as equipas da Defesa Civil ainda não conseguiram chegar e onde as buscas terão que ser feitas com o apoio de helicópteros.  Os deslocados ultrapassam os 2.000 na região. Em todo o país, os brasileiros começam a mobilizar-se para enviar doações aos desalojados.

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, acompanhada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, já embarcou para o Rio de Janeiro, onde vai sobrevoar a área devastada pelas chuvas.

Após conhecer de perto a situação, Dilma Rousseff reunir-se-á com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que interrompeu as suas férias devido à tragédia.

O Governo federal já libertou 780 milhões de reais (356 milhões de euros) para ajudar os desalojados, recuperar as áreas destruídas e as estradas. O Ministério da Saúde vai enviar sete toneladas de medicamentos para socorrer os necessitados.

O Ministério da Justiça já autorizou o envio de 250 homens da Força de Segurança Nacional, que chegam hoje à tarde ao Rio de Janeiro, para ajudar nas operações de socorro.

De acordo com a meteorologia, a chuva ainda continua na região até à próxima terça-feira.


Sem comentários:

Enviar um comentário