segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Angola com acesso ao cabo submarino que liga a África do Sul e a Inglaterra

As telecomunicações angolanas com o exterior vão ter acesso a um cabo submarino instalado para ligar a África do Sul e a Inglaterra em 2012, melhorando a eficácia das transmissões de voz e dados.

O acesso de Angola a este cabo submarino vai ser já feita em Fevereiro porque o ponto de amarração escolhido está localizado em Sangano, a cerca de 100 quilómetros a sul de Luanda mas só no primeiro trimestre de 2012 estará em condições de servir as telecomunicações angolanas com o mundo.

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação angolano, José Carvalho da Rocha (foto), após uma visita ao local de amarração do cabo, apontou este meio como importante para melhorar a capacidade do país nas comunicações com o exterior, sector onde as deficiências ainda são significativas.

Este cabo submarino vai estar ligado à rede de fibra óptica que está a ser instalada no país, ligando as principais cidades de Angola.

Além de melhorar os serviços de telecomunicações, nomeadamente a internet, a ligação ao cabo submarino vai ainda fazer descer os preços, tendo em conta, como explicou o ministro, que com mais capacidade de transmissão, o Instituto Nacional das Comunicações (INACOM), órgão regulador, tem mais possibilidades de impor regras.

O projecto do cabo submarino é uma parceria entre o Estado e os privados, contando com a Angola Telecom, e os operadores Movicel, Unitel, Mundo Sartel e Mstelcom.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário