segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Turismo é estratégico para o desenvolvimento sustentado de Cabo Verde

O turismo constitui em Cabo Verde um sector estratégico de desenvolvimento sustentado, que conheceu nos últimos anos um crescimento assinalável, beneficiando em boa medida da imagem externa do país.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano registaram em 2009 um crescimento de 9,5% da rede hoteleira, passando para 173 estabelecimentos, que disponibilizam 6.367 quartos, 11.720 camas e 14.096 lugares.

Mas o crescimento recente do sector não se resume unicamente ao aumento da capacidade da oferta nacional, antes assenta no aproveitamento das condições naturais do arquipélago. A situação geográfica e a "morabeza", característica cabo-verdiana que se pode traduzir pela forma calorosa como são recebidos os visitantes, têm correspondência nos indicadores económicos. Este facto leva a que organizações económicas e financeiras internacionais, como o Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), que elogiam, ano após ano, a transparência e a boa governação, atribuam nota positiva à gestão.

A situação permitiu ainda elevar o estatuto económico do arquipélago a País de Rendimento Médio (PRM) e, caso inédito, a ser o primeiro país a ser seleccionado para receber o segundo compacto do Millennium Challenge Account, um dos principais instrumentos de cooperação bilateral dos EUA.

Com uma dívida externa em 2006 de cerca 37%, e um défice orçamental que não ultrapassa, tradicionalmente, os 3,0% do PIB, o país apresenta condições para consolidar o crescimento económico, apesar dos problemas de sustentabilidade económica, ambiental e social que ainda tem, e em que a dependência da ajuda externa e das remessas dos emigrantes joga uma cartada decisiva na afirmação.

Se a falta de riquezas naturais "obrigou" os sucessivos dirigentes cabo-verdianos a serem imaginativos e criativos, é na forma como os poucos recursos disponíveis são aproveitados que Cabo Verde marca a diferença.

E o turismo surge como o sector estratégico, susceptível de contribuir para o desenvolvimento sustentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário