sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Angola vai ter mais 600 especialistas em desminagem

Seiscentos e 49 técnicos serão formados em diversas especialidades de Janeiro a Dezembro do corrente ano, na Escola Técnica de Desminagem (ETD), localizada em Luanda, anunciou hoje à Angop o director desta instituição de ensino, Joel Daniel.

Segundo o responsável, que falava à margem do conselho de direcção do Instituto Nacional de Desminagem (Inad), iniciado ontem, a escola irá ministrar este ano 70 cursos destinados a efectivos do instituto, das Brigadas de Desminagem das Forças Armadas Angolanas (FAA), do Batalhão Especial do Gabinete de Reconstrução Nacional de Desminagem e da Polícia de Guarda Fronteira de Angola.

Revelou que os cursos irão durar entre 24 e 45 dias e destinam-se a refrescar e capacitar os profissionais de desminagem em diversas áreas, de modo a aperfeiçoarem, cada vez mais, o seu desempenho nos trabalhos de localização, remoção e destruição de minas, bem como de sensibilização sobre os riscos destes engenhos e de manutenção dos equipamentos disponibilizados.

Joel Daniel informou ainda que serão ministrados nesta escola do Instituto Nacional de Desminagem, cursos de refrescamento para instrutores e técnicos de desminagem, de sapador, de disseminação, de controlo de qualidade, de operador de máquinas, de mecânica, de inativação de engenhos explosivos, de gestão administrativa e de monitorização das brigadas.

Em 2010 foram formados pela Escola Técnica de Desminagem 487 técnicos, sendo 138 das Forças Armadas Angolanas, 144 do gabinete de reconstrução nacional, 82 da Polícia de Guarda Fronteira e 123 das bases regionais do INAD.

Os mesmos beneficiaram de cursos de gestão de oficinas, planeamento e apoio logístico, assim como de controlo de qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário