segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

As prioridades do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

O Brasil vai assumir amanhã a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), até Dezembro. 

Na última sexta-feira, a embaixadora brasileira na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, apresentou os principais assuntos da agenda na presidência do Brasil, entre os quais se destacam dois países de língua portuguesa: Timor-Leste e Guiné-Bissau. 

Outras prioridades serão a situação no Médio Oriente, Líbano, Congo, Kosovo e a questão da independência do sul do Sudão. 

No dia 11 de Fevereiro, o Brasil promoverá um debate em Nova Iorque sobre questões de paz, segurança e desenvolvimento, que coincidirá com a visita ao país do actual ministro brasileiro das Relações Exteriores, António Patriota. 

No ano passado, em sessão das Nações Unidas, o antecessor de António Patriota, Celso Amorim, defendeu a reforma urgente da actual estrutura do Conselho de Segurança.  

Criado em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, o formato do órgão estabelece que apenas cinco países tenham assento permanente e dez ocupem provisoriamente, por dois anos, as vagas. 

Os países permanentes do Conselho de Segurança são os Estados Unidos, Rússia, China, França e Inglaterra.  

Actualmente, estão como membros rotativos África do Sul, Alemanha, Colombia, Índia, Portugal, Bósnia Herzegovina, Brasi l, Gabão, Líbano e Nigéria.  

A presidência do Conselho é rotativa e os 15 membros do órgão revezam-se no cargo. 

Há anos que o Brasil reivindica um assento permanente no Conselho de Segurança.

Uma das propostas em discussão é a inclusão entre os integrantes permanentes de mais dois países da Ásia, um da América Latina, outro do Leste Europeu e um da África. 

Sem comentários:

Enviar um comentário