terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Comunicação social angolana em busca de um modelo de regulação

O governo angolano quer criar uma cultura de regulação na comunicação social e, para isso, inicia hoje uma série de seminário onde pretende recolher experiências internacionais para definir um modelo angolano.

O presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) portuguesa, Azeredo Lopes, é o primeiro convidado estrangeiro deste ciclo de seminários e fala hoje em Luanda sobre "Liberdade de imprensa e regulação".

Este ciclo de seminários é uma iniciativa do Ministério da Comunicação Social angolano.

O objectivo desta iniciativa, segundo Albino Carlos, director do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) de Angola, que está na organização, é "colher experiências internacionais" para "criar uma cultura de regulação, fomentar a filosofia da regulação, co-regulação e auto-regulação" na comunicação social angolana.

"Com este seminário e outros que se vão seguir, pretendemos recolher contributos que permitam incutir essa filosofia da regulação em Angola mas também redimensionar o Conselho Nacional da Comunicação Social", explicou ainda Albino Carlos.

Além do contributo de outros países, neste caso o português onde, a par de Azeredo Lopes estará também o seu vice-presidente Elísio Oliveira a falar sobre "A problemática da regulação, auto-regulação e co-regulação", a tutela angolana da comunicação social vai envolver ainda neste debate a sociedade civil, atores políticos e os jornalistas angolanos.

O primeiro dos dois dias do seminário será ocupado com as intervenções dos membros da ERC e, no segundo dia, o CEFOJOR convidou o jornalista português, Paulo Catarro, para falar da experiência portuguesa na área da investigação jornalística.

Sem comentários:

Enviar um comentário