sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cuba e Angola confirmam “excelentes” relações

O general Raúl Castro recebeu em Havana o vice-presidente de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", e ambos confirmaram o "excelente" momento das relações bilaterais, noticia a agência Efe.

Citando a televisão estatal cubana, a agência noticiosa espanhola adianta que os dois políticos manifestaram o desejo de "fortalecer e ampliar" os vínculos económicos, sociais e a cooperação, tendo também trocado pontos de vista sobre temas da actualidade internacional.

Fernando Dias dos Santos encontra-se de visita a Cuba desde segunda-feira, tendo já mantido encontros com o primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, e com o presidente do parlamento, Ricardo Alarcón.

Durante a sua estada, que termina hoje, Dias dos Santos visitou também instituições ligadas à investigação científica e tratamento de doenças, nomeadamente o Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, e o Centro de Restauração Neurológica.

O vice-presidente de Angola e a delegação que o acompanha - integrada por vários ministros, assessores e directores de serviços - prestaram homenagem, na quinta-feira, aos mais de 2 mil cubanos que morreram em combate durante a guerra civil angolana, que decorreu praticamente desde a independência (1975) até 2002.

Cuba e Angola mantiveram nos últimos 30 anos um relacionamento estreito, marcado pela participação de mais de 300 mil soldados cubanos na guerra civil e a cooperação em sectores como a saúde e educação.

Actualmente, 2.681 cooperantes cubanos prestam serviço em Angola, segundo a agência noticiosa cubana Prensa Latina.

Sem comentários:

Enviar um comentário