terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ministro dos Petróleos angolano afasta alta de preços

O ministro dos Petróleos angolano, Botelho de Vasconcelos (foto), disse hoje em Luanda que não acredita na repetição, em 2011, do pico do preço do petróleo verificado no Verão de 2008, quando o barril chegou aos 147 dólares.

Botelho de Vasconcelos justificou o prognóstico, num momento em que o barril de petróleo ameaça tocar nos 100 dólares por barril, com as lições aprendidas em 2008, nomeadamente com a regulação do sector financeiro, mas alerta para o perigo da intervenção dos especuladores.

"Eu creio que não (se repetira o cenário de 2008) porque as lições aprendidas foram bem absorvidas pelas economias mundiais e, a partir dessa ocasião, muitos países e fundamentalmente a União Europeia, agiram em termos de regulamentação do sector financeiro", adiantou.

O ministro angolano sublinhou ainda que "houve um maior diálogo entre os países produtores e países consumidores no sentido de encontrar plataformas de entendimento".

"Mas é necessário algum cuidado por causa da intervenção dos especuladores que, muitas vezes, se servem do petróleo papel para venda futura para agitarem o mercado em matéria de preço", advertiu.

Botelho de Vasconcelos defende que "neste momento o mercado internacional de petróleo está bem abastecido e nada nos faz crer que haja desequilíbrio entre a oferta e a procura. Por isso cremos que a situação evoluirá normalmente".

Sem comentários:

Enviar um comentário