quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Moçambique conclui informatização da segurança social

O governo moçambicano prevê concluir este ano a informatização do sistema de segurança social, para flexibilizar o atendimento aos utentes e garantir a redução dos casos de desvios de fundo, disse hoje a ministra do Trabalho.

Helena Taipo (foto), está em Nampula, norte de Moçambique, onde inaugurou as novas instalações da delegação provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

De acordo com a mesma, Moçambique recebeu do governo brasileiro uma verba estimada em três milhões de dólares (2,2 milhões de euros) para desenvolver o projecto.

A ministra disse que o INSS passará a ter numa única base de dados todo o sistema de segurança social do país e que uma equipa técnica brasileira está já a iniciar o processo, que quando concluído irá tornar "a gestão do sistema mais transparente e flexível".

Helena Taipo disse também que será instalada em Nampula uma nova universidade de formação técnica para estudantes finalistas de outras instituições de ensino superior públicas e privadas, destinada a prepará-los para a inserção no mercado de trabalho.

A ministra disse também que, no âmbito da cooperação com o Brasil, o governo moçambicano recebeu um fundo de cinco milhões de dólares (3,7 milhões de euros) para a instalação de um centro internacional de processamento de alimentos e de apoio à indústria mineira.

"O sector mineiro é um dos que neste momento contribui de forma satisfatória, não só para o Orçamento Geral do Estado mas também para a promoção do emprego dos moçambicanos. E nós temos um desafio que consiste em adequar os trabalhadores às novas exigências do mercado", disse Helena Taipo.

Sem comentários:

Enviar um comentário