terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Papa nomeia novo bispo para o Mindelo

Bento XVI nomeou hoje como novo bispo da diocese do Mindelo, em Cabo Verde, D. Ildo Augusto dos Santos Lopes Fortes, de 46 anos, sacerdote cabo-verdiano formado no Patriarcado de Lisboa.

A decisão foi publicada pela sala de imprensa da Santa Sé e coloca um ponto final ao vazio criado desde Julho de 2009, devido à transferência de D. Arlindo Gomes Furtado para a diocese de Santiago de Cabo Verde.

O novo bispo era, até agora, chanceler da diocese do Mindelo e responsável pela paróquia de São Vicente, na ilha com o mesmo nome, no noroeste do arquipélago africano.

D. Ildo Augusto dos Santos Lopes Fortes nasceu a 13 de Dezembro de 1964, na ilha do Sal, Cabo Verde, tendo feito o seu percurso de preparação para o sacerdócio nos seminários de Caparide e dos Olivais, do Patriarcado de Lisboa.

A sua ordenação sacerdotal aconteceu a 29 de Novembro de 1992, passando depois por várias paróquias da diocese portuguesa e do Mindelo, neste caso em duas experiências como missionário «fidei donum» (2005-2007 e de 2008 até hoje), ou seja, enviado pela diocese de Lisboa.

A diocese de Mindelo foi criada em 2003, por João Paulo II, englobando 166 mil habitantes (149 mil católicos, segundo o Vaticano).

Sem comentários:

Enviar um comentário