terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Porto de Maputo investe 550 milhões para aumentar capacidade de carga

O consórcio multinacional que gere o Porto de Maputo, um dos mais importantes de Moçambique, vai investir 550 milhões de euros para aumentar a capacidade de manuseamento de carga do porto, anuncia a empresa.

O consórcio Maputo Port Development Company (MPDC) indica em comunicado que, com o investimento em carteira, o Porto de Maputo vai poder manusear até 45 milhões de toneladas de carga por ano, até 2043.

Actualmente a infra-estrutura já tem uma capacidade montada para movimentar 8,7 milhões de toneladas por ano, dos 5 milhões de toneladas que o porto manuseava em 2003, quando o empreendimento foi concessionado pelo Governo ao MPDC.

Segundo a mesma nota de imprensa, entre 2003 e 2010 foram aplicados 183,5 milhões de euros no aumento da capacidade de tratamento de carga no Porto de Maputo.

"Espera-se um crescimento de 25% para 2011, que corresponderá a um volume de 12 milhões de toneladas. O desenvolvimento das infra-estruturas é essencial, uma vez que o crescimento económico global depende de cargas geradas em África", refere o comunicado.

O consórcio MPDC é maioritariamente detido pelas empresas Grindford, da África do Sul, e DP World, dos Emirados Árabes Unidos, com 51%, e pela Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), a empresa estatal moçambicana que tutela o sistema ferro-portuário do país, com 49%.

Sem comentários:

Enviar um comentário