sábado, 22 de janeiro de 2011

Timor-Leste apresentado na ONU como exemplo de sucesso

O vice primeiro-ministro de Timor-Leste, José Luís Guterres, afirmou no Conselho de Segurança da ONU que o fortalecimento das instituições do país foi uma das chaves para o crescimento económico e desenvolvimento nos últimos anos.
 
"As instituições têm todas ajudado a manter a paz através da melhor disponibilização de serviços públicos - da profissionalização da função pública à reforma do sistema fiscal; da promoção da transparência através do estabelecimento de comissões para o serviço civil e anti-corrupção, à reforma da gestão das finanças públicas", disse Guterres. Em breve, adiantou, serão disponibilizados à população dados sobre os gastos públicos "em tempo real", através da internet, "aumentando a transparência e tornando mais
eficiente a despesa pública". 

Guterres falava no Conselho de Segurança das Nações Unidas, numa reunião sobre situações pós-conflito em que Timor-Leste está a ser apresentado como um caso de sucesso. 

Para o governante timorense, "os factos falam por si" e, mesmo durante uma crise financeira de proporções globais, Timor registou um crescimento económico acima dos dois dígitos nos últimos três anos, o que coloca o país entre os dez com mais rápida evolução do PIB. 

Paralelamente, citou, a pobreza recuou 9 pontos percentuais, com 96 mil pessoas a saírem da pobreza extrema, e o país subiu 14 lugares na última edição do Índice de Desenvolvimento da ONU, que mede os principais indicadores sociais, nomeadamente de educação e saúde. 

"Muitos destes resultados foram sustentados pelo fortalecimento de instituições", disse Guterres. 

O governante timorense lembrou ainda a crise de 2006 e disse que a recuperação da confiança da população nas forças de segurança e defesa, passou pela "apropriação do processo" por Timor-Leste, adiantou.  

As divisões no sector de segurança estão a ser eliminadas através da profissionalização, supervisão e melhor gestão, processo que começou com novas infraestruturas, melhores salários e regimes de reforma e promoção, garantido que "mérito e capacidades" fossem repostas como "critério chave para progressão na carreira". 

"Estas reformas ajudaram a garantir a paz e estabilidade, assegurando que o país não vai ter de sofrer uma outra crise", adiantou. 

Guterres salientou ainda a importância do pagamento de pensões aos veteranos das Forças Armadas, um pacote de assistência social que também inclui os idosos e mulheres chefes de família. 

"Timor-Leste está hoje numa posição única, tendo reflectido nos nossos sucessos passados, considerando os desafios em frente. Sentimos que estamos agora melhor colocados para partilhar as lições com a comunidade internacional, em apoio àqueles que procuram o seu próprio caminho para a estabilidade e desenvolvimento sustentável".

Sem comentários:

Enviar um comentário