segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vice-presidente de Angola visita Cuba

Fernando da Piedade Dias dos Santos, vice-presidente angolano, inicia hoje uma visita oficial a Cuba com o objectivo de reforçar a cooperação entre os dois países sobretudo nas áreas de saúde e investigação.

A deslocação de Fernando da Piedade a Cuba, a primeira que faz no cargo, tem por objectivo o reforço da cooperação "no quadro das relações de amizade e de solidariedade existentes, entre as repúblicas de Angola e de Cuba", afirma o ministério angolano das Relações Exteriores (Mirex).

A anteceder esta visita do vice-presidente angolano a Cuba, o embaixador cubano em Angola, Pedro Ross Leal, esteve reunido com Fernando da Piedade Dias dos Santos, com quem abordou aspectos relacionados com a deslocação oficial. O diplomata cubano sublinhou, à saída do encontro, segundo a imprensa angolana, que "o interesse recíproco circunscreve áreas como de assistência sanitária, investigação, produção de medicamentos e vacinas" em Angola, bem como "a transferência de experiências nos ramos da biotecnologia, tratamento oftalmológico, entre outras".

A educação, sector que marca a história das relações entre Luanda e Havana, é ainda apontada por Ross Leal como fundamental. "Cuba tem professores em cinco faculdades de medicina no país, bem como outras áreas de ensino, em 17 províncias angolanas", notou o embaixador cubano, destacando ainda que 1.774 cooperantes cubanos laboram em 123 municípios de Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário