terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Moçambique cria fundo de 3,3 milhões para aumentar competitividade das empresas

O Governo moçambicano decidiu hoje criar um fundo de apoio à competitividade e desenvolvimento do sector empresarial do país, com um montante inicial de 3,3 milhões de euros para os próximos quatros anos.

Em conferência de imprensa da reunião semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz da sessão de hoje, Victor Borges, afirmou que a iniciativa pretende tornar mais robustas e competitivas as micro, pequenas e médias empresas moçambicanas.

"Não tem a ver com a descapitalização das empresas moçambicanas, porque o fundo não se destina a financiar a compra de equipamentos e mercadorias. Mas visa apetrechar as empresas em termos de concessão, organização contabilística e bancarização", disse o ministro moçambicano das Pescas.

Uma vez que a atribuição do fundo dará prioridade a empresas com maiores fragilidades, o valor não será reembolsável e será permanente, o que implica a colocação de mais recursos uma vez esgotado o primeiro envelope financeiro destinado à fase de lançamento da iniciativa, explicou Victor Borges.

"Foi criada uma comissão directiva no Ministério da Indústria e Comércio, que através de um comité vai disponibilizar informações aos interessados, por forma a acederem a este fundo", disse Victor Borges.

Sem comentários:

Enviar um comentário