quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Riversdale investe 36,5 milhões em Moçambique para escoar carvão

A companhia mineira australiana Riversdale anunciou hoje a compra de 11 locomotivas e 200 vagões orçados em cerca 36,5 milhões de euros, para o transporte de carvão das concessões carboníferas que explora no centro de Moçambique.

A Riversdale ganhou duas importantes concessões mineiras de carvão na província de Tete, por um período de 25 anos, prevendo investir mais de três mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros), na construção da infra-estrutura de extracção de carvão.

Em comunicado hoje distribuído à imprensa, a companhia australiana refere que está a criar as condições logísticas necessárias para o escoamento de carvão através da linha-férrea de Sena, que liga a província de Tete e o Porto da Beira, no centro de Moçambique.

Nesse sentido, a Riversdale vai adquirir 11 locomotivas e 200 vagões por cerca de 36,5 milhões de euros, para transportar seis milhões de toneladas de carvão por ano, indica.

"É também do conhecimento público a intenção da Riversdale de fazer o transporte de parte do carvão por barcaças, de Benga a Chinde, através do Rio Zambeze, como opção de médio e longo prazo", refere ainda a Riversdale, aludindo à segunda rota para o transporte de carvão, além da linha-férrea de Sena.

As concessões da Riversdale detêm reservas de mais de quatro mil milhões de toneladas.

Além da Riversdale, as reservas de carvão de Tete foram concessionadas a outras companhias, mas é a brasileira Vale que possui os jazigos mais importantes.

Devido a atrasos na reconstrução da linha-férrea de Sena, o governo moçambicano já anunciou que irá rescindir o contrato com o consórcio indiano Rites e Ircon, responsável pela reabilitação da infra-estrutura destruída durante a guerra civil moçambicana, que terminou em 1992.

Sem comentários:

Enviar um comentário