quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BBC acaba com serviço em português

O serviço da BBC em português e em outras línguas vai encerrar no âmbito de um plano para poupar 46 milhões de libras (53 milhões de euros) por ano, confirmou a estação pública britânica.

Além do serviço em português, que se destina sobretudo aos países africanos lusófonos, irão também fechar os serviços em macedónio, albanês, sérvio e inglês para as Caraíbas.

O anúncio oficial destas medidas, bem como o despedimento de 650 funcionários de um total de cerca de 2.400, será feito na quarta-feira aos funcionários.

Mas para Teresa Lima, responsável pela secção portuguesa na BBC, onde está há 12 anos, a notícia não é totalmente inesperada. "O serviço já teve para ser cortado várias vezes", disse hoje, em declarações à agência Lusa.  
 
Ficou surpreendida, no entanto, com os "cortes demasiado drásticos" que colocam em risco os 12 postos de trabalho na secção, dos quais dez a tempo inteiro e dois a tempo parcial. Se estes planos forem para a frente, admite que "as oportunidades de reintegração  [noutros serviços da BBC] não serão muitas".  
 
O serviço em português foi criado a 4 de junho de 1939 e era dirigido inicialmente a Portugal e às respetivas colónias. Depois da sua independência, a partir de 1975, os países africanos de expressão portuguesa passaram a ser o principal destino deste serviço. Além de três programas diários de rádio, tem uma
página na internet e recentemente entrou para as redes sociais Facebook e Twitter.  
 
O serviço começou também há pouco tempo a transmitir em direto os relatos em português dos jogos de futebol da Primeira Liga inglesa. "A audiência continua a crescer e há uma grande interatividade com os ouvintes", garantiu Teresa Lima.  
 
Os números reais de ouvintes são incertos, mas o serviço transmite em sete frequências de rádio em Moçambique, o país com mais público, e tem acordos de retransmissão em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau.  
 
O encerramento da secção portuguesa faz parte de um plano de poupanças da BBC devido à redução do apoio financeiro do governo britânico.  
 
Além de ter congelado o valor da taxa de televisão, o governo eleito em maio determinou, em outubro, que a BBC passasse a financiar o serviço externo da estação, antes suportado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. 


O custo total do Serviço Mundial da BBC está estimado em 272 milhões de libras por ano (315 milhões de euros). Lançado em 1932, transmite em 32 línguas para uma audiência de 241 milhões de pessoas. Inclui rádio, internet e televisão. Espera-se que os cortes de pessoal, estimados em 650 pessoas, possam ser feitos ao longo de dois anos, dois terços dos quais nos primeiros 12 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário