segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

China entrega novo Estádio Nacional de Moçambique

O governo da China entregou formalmente hoje a Moçambique o Estádio Nacional, situado nos arredores de Maputo, que passa a ser a maior infra-estrutura desportiva do país, com capacidade para 42 mil pessoas.

A infra-estrutura demorou dois anos e três meses a construir, tendo custado 70 milhões de dólares (52,6 milhões de euros) financiados pelo governo da China, que se encarregou igualmente da empreitada, através de uma empresa do país. O novo estádio supera em capacidade e estruturas o Estádio da Machava, ex-Oliveira Salazar, construído no tempo colonial para acolher 35 mil espectadores.

O Estádio Nacional ocupa cerca de 42 mil metros quadrados, possui um campo de relva natural e uma pista de atletismo com piso sintético.

Dez mil dos 42 mil lugares disponíveis no recinto estão localizados numa bancada coberta, a única, que alberga igualmente a tribuna VIP e espaços para serviços de restauração e para a comunicação social.

Para assinalar a entrega do Estádio Nacional ao governo moçambicano, proprietário do recinto, o embaixador chinês em Maputo, Wuang Songfu, entregou ao vice-ministro moçambicano da Juventude e Desportos, Carlos de Sousa, uma chave de plástico de pouco mais de 30 centímetros e um termo de entrega.

"É um dia especial para a China e para Moçambique. Este estádio é mais um símbolo da amizade entre os governos dos dois países e entre os dois povos", disse Wuang Songfu, falando no acto.

Na ocasião, o vice-ministro moçambicano da Juventude e Desportos, apontou a infra-estrutura como o resultado de um novo momento das relações entre os dois Estados, iniciado com o actual "período de galvanização da cooperação entre a China com Moçambique, em particular, e com África, no geral".

O Estádio Nacional hoje entregue ao Governo moçambicano é parte importante das infra-estruturas que o país vai usar nos X Jogos Africanos agendados para Setembro.

Na zona em que foi erguido o empreendimento, estão em curso obras de construção da Vila Olímpica, que vai acomodar os atletas dos jogos e algumas infra-estruturas da competição, a cargo do consórcio português Mota Engil/Soares da Costa.

A data de inauguração do Estádio Nacional não está ainda marcada.

Sem comentários:

Enviar um comentário