Cabo Verde vai estar presente com mais de uma dezena de empresas na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de quarta-feira a domingo na capital portuguesa, pretendendo aumentar a taxa de turistas portugueses no arquipélago.
Portugal, com uma quota de 12,8%, é o terceiro mercado emissor de turistas para Cabo Verde, atrás do Reino Unido (26,1%) e Alemanha (15,8%).
A comitiva cabo-verdiana é liderada pela administradora da Cabo Verde Investimentos (CVI), Eileen Barbosa, e integra empresas como os TACV e várias unidades hoteleiras e operadores turísticos do arquipélago.
Segundo a Cabo Verde Investimentos, as empresas, divididas num espaço próprio de 54 metros quadrados, vão procurar "identificar novos mercados e canais de distribuição, captar e recuperar clientes".
Os objectivos traçados para o mercado português, até 2013, segundo o plano de marketing aprovado pelo Ministério do Turismo cabo-verdiano, passam por manter o número de hóspedes, aumentar as dormidas em 16% e aumentar a estada média para 8,1 noites.
O Turismo, uma das principais fontes de receita do arquipélago, tem sido alvo da prioridade do Governo de José Maria Neves e, em 2010, dados do INE indicaram que a rede hoteleira local aumentou 9,5% em 2009, passando para 173 estabelecimentos, que disponibilizam 6367 quartos, 11720 camas e 14096 lugares.
A ilha de Santiago, onde se situa a capital do país, Cidade da Praia, é a que dispõe do maior número de alojamentos turísticos, com 38 (22% do total), seguindo-se as do Sal (35 estabelecimentos), São Vicente (28) e Santo Antão (23).
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