quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Candidatos às legislativas de Cabo Verde recorrem a outdoors nos EUA

A campanha para as próximas eleições legislativas de Cabo Verde no círculo eleitoral das Américas conta este ano, pela primeira vez, com outdoors em dois Estados do nordeste dos EUA com uma numerosa população cabo-verdiana.

Segundo relataram à Lusa fontes da comunidade, as eleições legislativas de 6 de Fevereiro estão a ser vividas com grande interesse entre os cabo-verdianos nos EUA, com os três maiores partidos políticos - MpD, PAICV e UCID a realizarem várias acções de campanha nas associações.

O MpD destaca-se em número de oudoors, oito, com a imagem do candidato do partido, Carlos Veiga, espalhados por várias áreas de Massachusetts e Rhode Island, incluindo numa via rápida, em Brockton, em Boston, e na cidade de Pawtucket.

Alberto Pina, o editor do site cabo-verdiano de notícias Forcv.com, sublinha que "esta é a primeira vez que tal acontece nos EUA".

Até agora os partidos políticos tinham-se limitado a fazer apenas "jantares e encontros com a comunidade", disse à Lusa o editor do site, um dos mais lidos entre a comunidade, com cerca de 16 mil visitas diárias.

Os dois lugares no parlamento de Cabo Verde pelo círculo das Américas serão disputados por listas encabeçadas por Cândido Rodrigues, pelo Movimento para a Democracia (MpD), e Júlio Carvalho, pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), ambos emigrantes.

Sidónio Fontes Lima Monteiro, actual ministro-adjunto e das Comunidades Emigradas, lidera as listas do partido do governo, o PAICV (Partido Africano para a Independência de Cabo Verde).

A comunidade cabo-verdiana concentra-se sobretudo no nordeste norte-americano, com especial incidência nos Estados de Massachusetts e Rhode Island, logo seguidos de New Jersey, New York e Connecticut.

As associações e a imprensa comunitária cabo-verdiana, quantificam a diáspora nos EUA em perto de 300 mil pessoas.

Mas "muitos cabo-verdianos estão no país ilegalmente", e por isso "é difícil saber com exactidão quantos somos", disse à Lusa fonte comunitária que pediu anonimato.

Alberto Pina acredita que o número de votantes nas próximas eleições não deverá ser muito superior aos 3.000 registados nas últimas presidenciais, uma vez que "a maioria das pessoas não estão registadas para votar".

Segundo o ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Lívio Lopes, cerca de 7.700 eleitores estão recenseados para estas eleições nos EUA, o segundo maior eleitorado fora de Cabo Verde, a seguir a Portugal.

Nas eleições de 6 de Fevereiro, haverá assembleias de voto nos Estados de Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Nova Iorque, Nova Jérsia, Flórida e Califórnia.

Estas mesas ficarão nas associações cabo-verdianas, em centros comunitários ou lugares frequentados pela comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário