quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ministra do Ambiente de Portugal visita a Guiné-Bissau

A ministra do Ambiente de Portugal, Dulce Pássaro, inicia hoje uma visita de dois dias à Guiné-Bissau para reforço da cooperação entre os dois países, no decurso da qual assinará dois memorandos de entendimento.

O objectivo da visita é "reforçar os laços de cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau" e "disponibilizar a experiência reconhecida de Portugal na área do ambiente e demonstrar a disponibilidade do sector empresarial do Estado em prestar serviços naquele território", segundo uma nota à imprensa do Ministério do Ambiente português.

O programa da visita, segundo a nota, inclui reuniões com o primeiro-ministro, ministros da Energia e Recursos Naturais e Educação, e com o secretário de Estado do Ambiente.

Durante a estada de Dulce Pássaro em Bissau serão também assinados dois memorandos de entendimento no domínio do ambiente e na área das alterações climáticas.

Para a ministra do Ambiente portuguesa, os "documentos a assinar são a prova do dinamismo e da vontade dos dois países de irem mais além na resposta a dois dos mais importantes desafios com que a humanidade se vê hoje confrontada - a protecção do ambiente e a luta contra as alterações climáticas".

"Portugal e a Guiné-Bissau têm, no contexto internacional, responsabilidades diferenciadas em matéria de protecção do Ambiente e de luta contra as Alterações Climáticas, não obstante, têm também muito a uni-los, nomeadamente, o dever e a vontade de cuidar deste bem comum que todos partilhamos: - a Terra que habitamos, o Ar que respiramos e a Água que bebemos", afirmou Dulce Pássaro.

A ministra portuguesa vai também participar, na Faculdade de Direito de Bissau, numa palestra sobre o movimento transfronteiriço de resíduos sólidos e inaugurar o fornecimento de luz eléctrica aquele estabelecimento de ensino através de painéis solares fotovoltaicos, instalados pela cooperação portuguesa.

Na agenda da ministra, que termina amanhã a visita a Bissau, está também o encontro com a organização não-governamental guineense "Acção para o Desenvolvimento".

Sem comentários:

Enviar um comentário