quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Resultados operacionais da LAM crescem 9% em 2010

Os resultados operacionais da Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) cresceram 9% em 2010 e a facturação atingiu os 85,9 milhões de euros, prevendo abrir mais dois novos destinos no mercado regional este ano.

Os dados foram avançados pelo presidente da companhia aérea moçambicana, José Viegas, no início da cerimónia que premiou os melhores agentes de viagem, turismo e carga em 2010, e que serviu ainda para lançar o início dos voos intercontinentais para Lisboa, a partir de 1 de Abril.

Segundo José Viegas, a LAM transportou cerca de 550 mil passageiros e teve uma receita global de 3,8 mil milhões de meticais (85,9 milhões de euros) no ano passado, "mantendo a tendência de crescimento".

"De uma forma resumida, em 2010 passámos a ter uma maior relevância no mercado regional, com o aumento dos voos para Luanda e Nairobi, passámos também a ligar mais capitais provinciais a Joanesburgo e Nairobi", lembrou o presidente da LAM.

Mas no ano passado, acrescentou, a companhia aérea assinou também os acordos de "code-share" com a South African Airways, a Kenya Airways e, mais recentemente, com a South African Express, na rota Maputo -Cidade do Cabo - Maputo, e com a tanzaniana Precision Air.

Nos próximos três anos, e apesar de 2010 ter sido "marcado pelos efeitos da crise financeira internacional" que provocou em Moçambique "efeitos penalizantes para todos", a LAM espera assim ser "líder no mercado nacional e um forte competidor no mercado regional e intercontinental", sublinhou José Viegas.

A partir de Abril, por exemplo, a companhia aérea moçambicana vai iniciar dois voos semanais para Lisboa, rota que, segundo o responsável, "marcará uma nova etapa de internacionalização da marca" da LAM.

"Alargamos os nossos horizontes, oferecendo ao mercado mais uma opção nas suas deslocações para a Europa, via Lisboa, bem como para os destinos na América Latina, em particular o Brasil", avançou José Viegas, prevendo que tal possa acontecer "em 2013".

A nível regional, José Viegas anunciou a abertura de pelo menos dois novos destinos já em 2011, embora sem adiantar quais, além de salientar a "participação significativa" da LAM no mercado regional com os voos para Joanesburgo, Luanda, Dar-Es-Salaam e Nairobi.

Relativamente à produtividade, um dos cinco "pês" da nova estratégia da transportadora para os próximos três anos (que inclui ainda poupança, pontualidade, prestação de serviços e progresso), a LAM pretende transportar, em 2011, 660 mil passageiros e atingir uma taxa de ocupação média de 70%.

Até 2013, o objectivo será então "atingir a fasquia de um milhão de passageiros", acrescentou o responsável, cuja companhia quer ainda chegar a um "nível de satisfação de 85%".

Sem comentários:

Enviar um comentário