quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Universidades de Angola ajudam a desenvolver o país

O director nacional de investigação científica e formação avançada, Domingos Neto, disse hoje, em Luanda, que o papel das universidades já se faz sentir de forma positiva na produção de subsídios científicos com aplicabilidade em vários domínios de desenvolvimento do país.
 
 
De acordo com o responsável que falava à Angop no final da reunião técnica entre especialistas angolanos e sul-africanos no domínio científico e tecnológico, o país teve elevadas dificuldades para a produção de investigação científica logo após a independência, fruto da escassez de quadros e instituições de ensino, mas hoje o quadro é diferente e melhor, já se nota alguma participação.
 
Disse que a produção cientifica está estritamente ligada ao processo das independências, onde a herança “negativa” colonial acabou por afectar o desenvolvimento das próprias universidades, no caso de Angola, por exemplo, só havia três licenciados angolanos, o que ilustra o quadro de impossibilidade de produção cientifica.
 
“Hoje em dia já se nota um maior investimento no que diz respeito a elevação dos níveis de ensino, sobretudo a nível dos mestrados, pós graduação e doutoramentos, o que acaba por fazer com que haja maior produção das próprias universidades e dos quadros que saem destas instituições.
 
Referiu que apesar de relativa evolução neste sentido, as universidades devem continuar a trabalhar para que haja, cada vez mais, maior produção científica, porque estabelece as bases e os pontos definidores de desenvolvimento de um país.
 
Disse que estes pontos, na era actual, tendem a ser ultrapassados no quadro das estratégias globais estabelecidas no plano de desenvolvimento do país, onde se estabelece algumas prioridades no campo de ensino.
 
A reunião técnica entre Angola e África do Sul, que junta peritos dos dois países, aborda questões relacionadas ao desenvolvimento dos sistemas nacionais de ciências e tecnologias de ambos os Estados.
 
O encontro reserva ainda a discussão de temas relacionados aos mecanismos de financiamento da investigação e apresentação de projectos de investigação coordenados por ambos os países.
 
O objectivo central do encontro é estreitar as relações e fomentar as parcerias, no quadro dos acordos rubricados entre Angola e África do sul em Abril de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário